Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.4/5 (220 votos)




ONLINE
3




Partilhe esta Página


Várzea Grande
Várzea Grande

 

 

 

Reunião 07/02/2014

A reunião deu inicio as 14:00 hs desta sexta-feira de 2014 com a presença dos ACS de Varzea-Grande-MT. Os ACS receberam Dinorá Magalhães com muita espectativa. Dinorá foi homenageado por todos ACS por sua incasavel luta em prol da Efetivação no Município de Varzea Grande, recebida pelo prefeito wallace Dinorá conseguiu a Efetivação dos ACS.

Muitos ACS estão preocupados pois estão sendo pressionados pelos enfermeiroa chefes de suas unidades, fazendo com que não sobre tempo para correr contra o tempo, pois a Efetivação  já tem data marcada. Mas como sempre e sabiamente Dinorá Magalhães confortou os ACS em poucas palavras.

 

Mensagem:

Audiencia Pública nesta quinta feira 13/02/2014 as 13:00hs com saida

em frente ao shoping pantanal.

 Todos ACS & ACE do Estado de MT e Cuiabá estará buscando melhorias para o salário e plano de cargos e carreira para a categoria. 

Dinorá convoca todos para mais esta luta.

 

 

 

 

 

 Dinorá foi recebida por quatro ACS que ficou de fora da lista de Efetivação, que logo após a reunião acompanhou-as a Prefeitura de Varzea Grande solucionado o problema.

  

 

 

 

 

VARZEA GRANDE 24/01/2014

Equipes da Saúde de VG se mobilizam contra a hanseníase

Os agentes de Saúde trabalham com distribuição de panfletos e orientações à população na área central e bairros do município. Hoje (24-01), as atividades se concentraram na Avenida Couto Magalhães, no período matutino. 

 

 

Desde a última segunda-feira (20-01), várias equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande estão mobilizadas em campanha de prevenção contra a hanseníase. Os agentes de Saúde trabalham com distribuição de panfletos e orientações à população na área central e bairros do município. Hoje (24-01), as atividades se concentraram na Avenida Couto Magalhães, no período matutino.

 

Na opinião da secretária de Saúde, Jaqueline Guimarães, detectar precocemente os sintomas da hanseníase e iniciar o tratamento da doença é fundamental para que o paciente seja curado 100%. Ela alerta inclusive para os casos de pessoas que simplesmente abandonam o tratamento após os primeiros resultados positivos, o que pode facilitar uma camuflagem do bacilo.  

"É preciso dar continuidade, ainda que parte dos medicamentos possa causar algum incômodo. O fato de alguns sintomas desaparecerem antes de toda a medicação ser ministrada não significa que o bacilo foi banido. Também com a hanseníase, a exemplo da tuberculose e outras doenças, o tratamento não pode ser interrompido. Do contrário, a cura fica comprometida".

Conforme a socióloga Jaira Silva, gerente de Educação e Saúde, essa conscientização repassada pelos agentes de Saúde é importante em face das dúvidas existentes sobre a hanseníase, principalmente em relação ao contágio do bacilo e convivência com portadores da doença. "Realizamos uma semana programada,  típica blitz de prevenção, com visitas a domicílio. São ações de caráter educativo, bastante úteis". Domingo próximo, destacou, é Dia Nacional de Combate à Hanseníase. 

Jaira aplaudiu o êxito das atividades integradas desenvolvidas pelas equipes da Saúde para que a hanseníase não tenha sinal verde para avançar no município, observa. "O trabalho é contínuo, independente de datas alusivas à doença. Em março, na sequência do calendário de atividades da Saúde, realizaremos uma campanha contra a tuberculose".

Para o responsável técnico pelo Programa de Tuberculose e Hanseníase na Secretaria de Saúde de Várzea Grande, Marcelo Vieira, os números do município preocupam ano após ano. "Em 2008, tivemos 159 novos casos; em 2009, 160; em 2010, 165; em 2012, 170; e em 2013, 163. Por aí fica óbvio que essa doença não tem dado tréguas também no município Várzea Grande, dados alarmantes que se destacam em outras regiões do Estado e país afora".

A estratégia dos agentes de Saúde, detalhou, é estabelecer uma busca ativa, trabalho de caráter investigativo nas áreas não cobertas do município, a fim de detectar pessoas infectadas com o bacilo. "Agora, em 2014, a partir de março, as equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) atuarão nessas áreas aos sábados. Após o diagnóstico, o paciente se submeterá a exames específicos e iniciará o tratamento. Só precisa vir na unidade médica local uma vez/mês, para tomar uma dose supervisionada. Ele mesmo ingere as demais, em casa".

Na opinião da enfermeira Sandra Regina Lourenço, essa busca ativa para barrar a hanseníase tem registrado bons resultados. "Hoje é o dia "D" para que possamos estabelecer um alerta geral contra a hanseníase em Várzea Grande, trabalho também desenvolvido em outros municípios do Estado e restante do País. Se diagnosticada com a doença, a pessoa inicia seu tratamento com acompanhamento clínico e psicológico. O Centro de Referência dispõe ainda de assistente social e terapeuta ocupacional". 

Sobre a hanseníase...

- O tratamento é feito nos serviços de Saúde. Pode durar de seis a 12 meses, se seguido corretamente.

- Também fazem parte do tratamento de hanseníase os exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas.

- As pessoas que moram com alguém que recebeu diagnóstico de hanseníase devem ser examinadas nos serviços de saúde e orientadas para reconhecer os sinais e sintomas da doença.

- Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura.

- A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.

- A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, pratos, talheres e copos.

- Para detectar sinais da doença, olhe para o seu corpo e procure observar, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas, nas costas, nas nádegas, se há algum indício.

 

 

Varzea Grande / 21-01-2014

Secretária de saúde recebe comissão de agentes de saúde e endemias

A comissão apresentou em pauta reivindicações como a posse dos aprovados em processo seletivo, remuneração e condições de trabalho 

Na manhã de segunda-feira (20.01) a secretária de saúde, Jaqueline Beber Guimarães recebeu uma comissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias representada pela presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado de MT (SINDACS/MT), Dinorá Magalhães.

 

O encontro foi realizado nas dependências da secretaria de Assistência Social, localizada na Av. Castelo Branco, bairro Água Limpa em Várzea Grande às 10h30min.

Entre as reivindicações por melhores condições de trabalho e remuneração, a pauta teve como assunto pontual a posse dos aprovados no processo seletivo.

“Estamos mais uma vez presentes com a senhora secretária para alinhar todos os encaminhamentos de reivindicações e propostas da categoria, uma vez que continuamos nessa luta pelo reconhecimento e afirmação desses profissionais”, esclareceu a presidente do SINDACS/MT, Dinorá Magalhães.

No ano de 2013, a gestão municipal não mediu esforços para a regularização desses profissionais e providenciou um processo seletivo para as devidas efetivações. “Desde o ano passado estamos envolvidos nessa causa. Gradativamente estamos conseguindo regularizar a situação da categoria, mas sabemos que, ainda temos muitas demandas desses profissionais para serem atendidas”, ressaltou a secretária de saúde, Jaqueline Beber Guimarães.

Está previsto para terça-feira (21.01), sair publicado nos jornais oficiais a convocação de 171 aprovados no processo seletivo para a devida posse. Os candidatos terão o prazo de 30 dias a contar da publicação do edital, para apresentação da documentação e exames exigidos para a investidura no cargo.

Jaqueline destacou que muitas vezes os processos se tornam morosos, devido aos trâmites burocráticos e toda as normativas legais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que precisam ser cumpridas. “Ainda no primeiro semestre deste ano, muitas conquistas serão de fato efetivadas para a categoria”.

Desde a posse da nova gestão municipal ocorrido no ano passado, outra preocupação tem sido a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para todos os profissionais da Prefeitura. “Os agentes de saúde e de endemias estão incluídos nessa proposta também. Assim, os vencimentos de todos os servidores e profissionais da Prefeitura de Várzea Grande sofrerão o devido incremento. Os estudos de impacto na folha estão sendo realizados pela secretaria de Administração e tão logo essa etapa seja concluída, serão dados os prosseguimentos necessários para que isso se torne uma realidade na vida do funcionalismo público várzea-grandense”, finalizou a secretária de saúde, Jaqueline Beber Guimarães.

Participaram da reunião a secretária de saúde, Jaqueline Beber Guimarães, os vereadores por Várzea Grande, Ivan do PT e Miriam, presidente do SINDACS/MT, Dinorá Magalhães, representantes da Comissão de Concursos e os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município de Várzea Grande.

Fonte: https://www.varzeagrande.mt.gov.br/sitepmvg/2013/ConteudoInterno.php?idPublicacoes=12251